Arquitetura - participem, please...
matheussi
2006-02-17 16:30:08 UTC
Pessoal, boa tarde.

Gostaria de expor uma idéia e que vc´s dessem suas opiniões. Essa idéia já
foi
criticada no passado de maneira negativa, mas a exaustão me leva a
discutí-la novamente.

Hoje trabalho de uma maneira que, a meu ver, eh pouco produtiva. Um overview
simplificado da arquitetura que eu uso seria:

UI <-> Commands (Command Pattern) <-> Facades <-> Business Obj

A interface envia uma requisicao com um value object e um command name para
o controller e ele localiza o command apropriado.

Nessa forma de trabalho, a UI não tem acesso aos obj de negocio. Ela recebe
e envia Value Objects em suas requisições. Para representar as colecoes de
objetos, uso classes que herdam de CollectionBase nos value objects e classes
que implementam IEnumerable nos objetos de negócio. Percebem? É um tal de
preencher obj de negocio a partir de um value object e vice versa q nao tem
fim.

Alem disso, a escrita de métodos para carregar as colecoes eh pouco
flexivel. As vezes a interface precisa de uma ou duas propriedades do obj
preenchidas apenas. Tenho que ter metodos que carregam os objetos
parcialmente e outros que os carregam por inteiro, uma vez que o load full
dos objetos em uma colecao acaba com a performance.

O que gostaria de discutir seria algo como:

UI <-> FAcades <-> Business Objs

ou, em situacoes simples em que o Facade pode ser descartavel, como em uma
operacao atomica (um load simples ou um save que nao precisa ser
transacionado):

UI <-> Business Objs .

Também deixaria de implementar classes que representam coleçoes de entidades
do sistema e passaria a usar mais datasets e arraylists, por exemplo.

Penso nisso em prol da produtividade no desenvolvimento. Alguém vê algo
realmente impeditivo nessa forma de trabalho?

Gostaria que vc´s comentassem isso, a favor ou não. Estou procurando alguma
alternativa, pois o desenvolvimento aqui está burocrático e demorado demais.

Valeu, galera!
Mateus Padovani Velloso
2006-02-18 22:12:40 UTC
Cara,

A manutenção depois vai ficar mais difícil...

A pior coisa que tem é ficar abrindo aqueles códigos ASP.Net enormes para
procurar uma chamada a regra de negócios que mudou...

Não te aconselho não...
Post by matheussi
Pessoal, boa tarde.
Gostaria de expor uma idéia e que vcŽs dessem suas opiniões. Essa idéia já
[...]
Gostaria que vcŽs comentassem isso, a favor ou não. Estou procurando
Valeu, galera!
matheussi
2006-02-20 15:05:31 UTC
Bom dia, Mateus.

Cara, vc teria alguma sugestão? Já não sei direito o que fazer... Estou no
velho dilema: Facilidade de manutencao x rapidez no desenvolvimento

Sempre que pareço achar uma solucao pra um desses requisitos, acabo perdendo
o outro...

Abraço e obrigado!
Valeu, galera!
Harugrin
2006-02-20 23:40:28 UTC
Carinha,

Meu conselho é que você mantenha a lógica de negócios isolada da UI, 1º
por reaproveitamento de código - e é uma dos maiores alavancadores de retorno
de custo e tempo - e simplificar a facade, para facilitar.
Em ASP .NET (.NET v1.1) fazemos uma estrutura mais ou menos assim:
SOLUTION <nome>
SOLUTION <nome>*
DatabaseProject <nome>
ClassLibrary <nome> ***
SOLUTION <nome> **
DatabaseProject <nome>
ClassLibrary <nome> ***
UI <nome> ***

--------
* Solução com objetos e tratamentos genéricos que podem ser reaproveitados
em todos os seus produtos. Você importará essa solução para cada novo projeto.
** Solução especifica para o produto atual, possui os objetos específicos
que não podem ser modificados. No .NET v2.0 fica mais interessante pois você
pode usar partial classes para aplicar uma modificação de um objeto genérico
para um caso específico.
** Se você tem uma equipe homogênea em preferência de linguagem de
programação escolha uma das linguagens e mantenha tudo nisso. Se sua equipe
for heterogêna e você não se importar duplique a ClassLibrary mas isso é
muito arriscado.

É isso aí.

---
So as you read this know my friends
I''d love to stay with you all
Please smile when you think of me
My body''s gone that''s all

A tout le monde, A tous mes amis
Je vous aime, Je dois partir
Valeu, galera!
matheussi

Valeu, galera!
Mateus Padovani Velloso
2006-02-21 22:02:29 UTC
Gostei bastante da sugestão do Harugrin, mas eu só gostaria de reforçar a
importância de evitar a todo custo ficar colocando código dentro do code
behind do aspx.

Se você sente a necessidade de reduzir o número de camadas da sua aplicação,
tudo bem, não tem problema imediato nisso.

O problema está em depois você se ver numa situação onde sua página tem
milhares de linhas de código,sendo a maioria repetidas em várias páginas.

Se você conseguir encontrar uma separação de poucas camadas, mas sem ter que
ficar repetindo o mesmo código toda vez, aí você chegou no ideal.
Valeu, galera!
Alexandre Gomes Pires Cardoso
2006-03-17 19:12:27 UTC
Cara... a um tempo atras houve uma discussão muito grande no forum entre usar
ou não usar datasets, onde no decorrer da discussão foram expostas N formas
de arquiteturas.

Acabei salvando em uma pagina o conteúdo da conversa pois achei muito util.

De uma olhada neste link
http://members.tripod.com/agpcardoso
--
Obrigado

Valeu, galera!
Walter Ritzel
2006-03-23 18:08:02 UTC
Matheus,

Vou dar minha opinião, um pouco atrasada mas acho que pode valer alguma coisa:
A maneira que você faz atualmente é uma maneira correta, que entre suas
vantagens, traz facilidade de manutenção, isolamento das camadas, etc...
Se você conhece um pouco de java ou tem contato com programadores java, sabe
que essa é uma das arquiteturas mais difundidas no mundo java.

Agora, realmente é um tanto burocrático criar objetos de negócio, camada a,
camada b, etc, etc... Mas a solução para isso não é planificar a arquitetura,
mas sim criar meios de automatizar a criação do código. Por exemplo, criar um
add-on do Visual Studio que faça isso.

Bom, esses eram os meus "two cents", t+ mais
Walter Ritzel Paixão Côrtes - MCP.NET
Valeu, galera!
claudio contro
2006-04-04 17:38:04 UTC
boa tarde, a todos

acredito e sempre utilizei como extremo sucesso, a comunicação entre objetos
através de mensagens, nos sistemas que desenvolvi e nos que apenas
monto a cada de negocio.
utilizo a comunicação através de mensagens é mais pratico, flexivel e facil de
ser dada manutenção por outras pessoas.