EAI / EBS / SOA - Integracao
David
2006-04-04 15:12:30 UTC
Ola,

Atualmente tenho diversos sistemas interconectados entre si, lendo e
escrevendo diretamente no banco do outro sistema ou atraves de bridges de
comunicacoes que leem/escrevem em diferente formatos. Alem disso temos
varias integracoes de sistemas externos com parceiros/fornecedores/clientes
feitos por bridges tambem que leem/escrevem em N outros formatos, de ftp com
arquivo flat a XML e Web Service, criando uma complexidade alta nos nossos
sistemas.

Ao mesmo tempo, atualmente acontece o hype do SOA (Service-oriented
architecture), trazendo conseitos novos como EBS (Enterprise Bus Service) e
revivendo outros como EAI, que tem justamente a intencao de interligar
sistemas mais facilmente. Me parece interessante utilizar algo desses novos
conceitos e ferramentas para melhorar meus sistemas. Atualmente o SOA me
parece uma utopia perto do que temos hoje, porem gostaria de poder
interligar sistemas mais rapidamente utilizando ferramentas e nao comecar do
zero toda vez que temos que fazer essa integracao.

Algumas solucoes me vieram a mente:

- Andei lendo algo sobre o a especificacao JBI (Java Business Integration)
e uma de suas implementacoes, o ServiceMix (servicemix.org). Com essa
ferramenta FREE conseguiria integrar meus sistemas apenas criando uma
definicoes entre os OUTs e INs em um arquivo de definicoes e talvez alguma
customizacao em componentes Java. O problema que nao tempos nenhuma cultura
Java e sim Microsoft / .NET e alem disso a criacao desses arquivos me
definicoes nao me parecem nada simples.

- Para encaixar na nossa plataforma, verifiquei o BizTalk. Me pareceu um
software robusto e de facil manutencao, porem extremamente caro. Alem disso
nao ficou claro pra mim o quando o BizTalk reduziria o tempo de
desenvolvimento.

- O ultimo passo seria criar um framework feito in house. Isso me parece
extremamente custoso e pouco maleavel. Alem disso talvez nao tenhamos
known-how pra cria-lo.

O que pretendo mandando esse post ao grupo eh receber dicas e sujestoes de
arquiterura ou ferramenta. Alem disso acredito que outras empresas/pessoas
ja passaram por problemas proximo ao que enfrento por isso podem me ajudar
nesse processo.

Desde ja agradeco,

David
Carlao
2006-04-07 11:54:02 UTC
Acho que antes de vc partir para ferramentas/solucoes seria mais importante
vc saber com detalhes o seu business requirements. Isso lhe daria uma ideia
melhor de onde e o que deve ser feito para se chegar a um ROI aceitavel. A
partir desses pontos de necessidades da empresa entao ficaria mais simples
desenvolver um planejamento migracao/conversao de aplicacoes. Chegando a esse
ponto seria entao o caso de se especular sobre quais ferramentas poderiam
prover toda ou parte das funcionalidades que seriam necessarias para
implementar suas solucoes. A criacao desse ecossistema nao eh nada trivial e
a variedade de informacoes que vc colocou torna dificil especular sem ter
acesso a informacoes mais precisas.
[s]
--
Senior Developer
www.byteshift.com
David
unknown
2006-05-08 12:23:01 UTC
David,

Por experiência própria, posso assegurar que o Biztalk reduz drasticamente o
tempo de desenvolvimento deste tipo de interconexão que você fala na sua
mensagem.
Se você quiser mais informações a respeito do projeto que pude participar,
me escreva ***@hotmail.com ou acesse o case Biztalk na Votorantim.
http://download.microsoft.com/download/9/8/f/98f6a3a9-352b-4e4b-b973-75df9a1b9784/MS_WSS_03.pdf

Abraço
João Falcão
David
David
2006-05-15 14:31:28 UTC
Vou verificar a documentacao.

Obrigado pelo retorno.

David
Post by unknown
David,
Por experiencia propria, posso assegurar que o Biztalk reduz drasticamente
tempo de desenvolvimento deste tipo de interconexao que voce fala na sua
mensagem.
Se voce quiser mais informacoes a respeito do projeto que pude participar,
http://download.microsoft.com/download/9/8/f/98f6a3a9-352b-4e4b-b973-75df9a1b9784/MS_WSS_03.pdf
Abraco
Joao Falcao