DataSet Tipado, Objeto Customizado, Classes de coleções
Leandro RM
2006-06-07 11:24:01 UTC
Bem senhores,

Tenho pouca experiencia na vida do .net , e tenho algumas dúvidas
e gostaria de exemplos.

Tipo eu gostaria de saber o que é e como fazer.

DataSet Tipado, Objeto Customizado.

Imagino que uso estes "dois" ai em cima para a comunicação em um sistema
desenvolvido em N-Camadas, por exemplo a Camada de apresentação tem que
mostrar um dado objeto, então ela escolhe se o que virá é um DataSet ou Um
objeto certo?
Este mesmo "dois" uso para dizer a Camada de dados , para persistir este
valor no banco de dados ? correto, se sim então se eu manter um objeto
customizado, fico com uma camada de dados que depende da camada de negocios,
isto é horrosso, ou estou enganado e posso manter a interdependencia mesmo
usando um objeto customizado?

[Camada de apresentação] Web,Windows, Mobile ...
[Camada de negocios] Dll,WebServices ....
[Camadas de dados] Dll,Classes

Logo se criar um objeto customizavel fico dependendo da camada de cima
também e imagino eu que não seja legal.

Bem a outra dúvida, desse punhando, é sobre Classe de coleções.

Quando devo usar?
Para que ?
Vantagens ?
Desvantagens ?

Seguinte pelo que conheço quando tenho em um modelo do sistema uma classe
que esta relacionada a outra mas que a outra tem muitas para aquela, então
essa vira uma colletion e deve implementar a interface IList.

Exemplo

[Cliente] 1 -----------------> N [Telefones]

Logico Cliente virá uma classe, e telefone virá outra classe e esta mesma
classe Telefones, deve ser implementada um conceito de lista.
Como fazer isto?

Desde já obrigado.

Se correto marque como tal
http://thespoke.net/blogs/dreampeppers99/default.aspx

Obrigado desde já a:
Israel Aece , Ricardo Oneda, Galante, Thiago J. Mônaco e outros
David
2006-07-11 20:28:05 UTC
Esquece DataSet tipado... Isto definitivamente nao eh o que esperamos de um
ORM.

Veja este: http://www.llblgen.com/ . Pague 229 doletas e tenha um mapeamento
objeto-relacional descente!
Post by Leandro RM
Bem senhores,
Tenho pouca experiencia na vida do .net , e tenho algumas duvidas
e gostaria de exemplos.
Tipo eu gostaria de saber o que e e como fazer.
DataSet Tipado, Objeto Customizado.
Imagino que uso estes "dois" ai em cima para a comunicacao em um sistema
desenvolvido em N-Camadas, por exemplo a Camada de apresentacao tem que
mostrar um dado objeto, entao ela escolhe se o que vira e um DataSet ou Um
objeto certo?
Este mesmo "dois" uso para dizer a Camada de dados , para persistir este
valor no banco de dados ? correto, se sim entao se eu manter um objeto
customizado, fico com uma camada de dados que depende da camada de negocios,
isto e horrosso, ou estou enganado e posso manter a interdependencia mesmo
usando um objeto customizado?
[Camada de apresentacao] Web,Windows, Mobile ...
[Camada de negocios] Dll,WebServices ....
[Camadas de dados] Dll,Classes
Logo se criar um objeto customizavel fico dependendo da camada de cima
tambem e imagino eu que nao seja legal.
Bem a outra duvida, desse punhando, e sobre Classe de colecoes.
Quando devo usar?
Para que ?
Vantagens ?
Desvantagens ?
Seguinte pelo que conheco quando tenho em um modelo do sistema uma classe
que esta relacionada a outra mas que a outra tem muitas para aquela, entao
essa vira uma colletion e deve implementar a interface IList.
Exemplo
[Cliente] 1 -----------------> N [Telefones]
Logico Cliente vira uma classe, e telefone vira outra classe e esta mesma
classe Telefones, deve ser implementada um conceito de lista.
Como fazer isto?
Desde ja obrigado.
Israel Aece , Ricardo Oneda, Galante, Thiago J. Monaco e outros
Otavio
2006-07-20 14:03:02 UTC
Está saindo um bom tutorial sobre este assunto no msdn.
Dê uma olhada em:
http://msdn.microsoft.com/asp.net/reference/data/default.aspx?pull=/library/en-us/dnaspnettut/html/aspnet_tutorial01_dataaccesslayer_vb.asp

http://msdn.microsoft.com/asp.net/reference/data/default.aspx?pull=/library/en-us/dnaspnettut/html/aspnet_tutorial02_businesslogiclayer_cs.asp

[]'s