Esforço por caso de uso em horas
Milton Sampaio
2006-02-20 18:51:31 UTC
Alguém teria como me ajudar a mensurar o esforço em horas por caso de uso em
C# de acordo com os seguintes níveis de complexidade(Baixo , Médio e
Complexo) ?????
Mateus Padovani Velloso
2006-02-21 22:09:28 UTC
Sugestão (funcionou com a gente aqui):

Faça um ajuste empírico, ou seja, monte uma planilha no excel com os fatores
que você acredita que influenciam o tempo de desenvolvimento, categorizados.

Exemplo:
Complexidade tecnológica: Baixa/Média/Alta
Número de entidades afetadas: numérico
Quantidade de transações: numérico
Complexidade da regra de negócio: Baixa/Média/Alta
Dependência de outros casos de uso: Numérico

E por aí vai...

Daí você monta uma fórmula no excel mesmo que, com base nesses fatores,
estima a quantidade de horas.

Aí sabe o que vai acontecer? Ela vai errar, mas errar muuuuito feio.

Aí o que a gente faz? Vai "afinando" essa fórmula, incluindo novos fatores,
mudando algumas partes da fórmula, até chegar num ponto em que ela condiz com
a realidade.

Outra coisa importante é limitar cada caso de uso a um assunto que não fique
muito extenso. Se o caso de uso fica grande demais, vai ficando cada vez mais
difícil e subjetivo estimar o tamanho dele.

Aí você também pode colocar um critério desse na fórmula.