Eu não faço idéia
Danilo Lutz
2006-02-07 14:43:27 UTC
Eu não tenho a menor idéia da definição do que vem a ser engenharia de
software, se alguém puder por favor me explique!
Danilo Lutz
Danilo Lutz
2006-02-07 14:47:28 UTC
Engenharia Não Arquitetura, desculpem!
--
Danilo Lutz
Danilo Lutz
Alexandre
2006-02-17 14:37:05 UTC
Danilo,

Arquiteura de Software, resumidamente eh a maneira como vc vai dispor seus
sistema, as camadas logicas (DAO, BIZ, Facade, etc) e camadas fisicas
(Servidores que hospedam as camadas logicas).
Arquiteura eh muito baseada em Design Patterns, que sao padroes de
desenvolvimento de sistemas.

Alexandre.
Danilo Lutz
Pedro Manfredi
2006-02-15 20:54:27 UTC
Danilo,

Ainda hoje se debate na indústria de software sobre qual é a definição para
Arquitetura de Software. Não há consenso sobre o tema e, portanto, existem
várias definições para Arquitetura de Software. Você pode encontrar uma
compilação de definições neste link - Inglês:

http://www.sei.cmu.edu/architecture/definitions.html

Na primeira definição da lista temos:

"A arquitetura de software de um sistema ou programa de computador é a
estrutura ou as estruturas do sistema, as quais compreendem elementos de
software, as propriedades externamente visíveis destes elementos, e os
relacionamentos entre eles."

Há pouco tempo li, não me lembro mais onde, uma definição interessante para
arquitetura - mais ou menos assim:

“Engenharia define as paredes enquanto Arquitetura define os espaços entre a
paredes. “

Eu gosto desta definição pois leva a reflexão a respeito de fluxo, fluidez,
e capacidade de acomodação. Traduzindo para mundo do software seria a
capacidade dos elementos de uma solução em dar vazão aos requerimentos de
negócio bem como técnicos funcionais - entre eles: performance, usability,
scalability, availability, reliability and security, etc. Já sei que vão
dizer: está ficando muito abstrato! É verdade, fica difícil fugir disso para
abordar um assunto tão abrangente e controverso. Para não estender muito,
vamos a definição do IEEE (ANSI/IEEE Std 1471-2000):

“a organização fundamental de um sistema, personificado por seus
componentes, o relacionamentos estes componentes bem como ao ambiente que os
cerca, e os princípios que governam sua estrutura e evolução.”

Essa é uma discussão interessante e gostaria da opinião dos gurus de plantão
bem como dos mortais em geral.

Abraço,
Pedro Manfredi