Dúvida com a montagem de classes
Rodrigo
2006-04-13 14:40:02 UTC
Ola,

Estou com dúvida na montagem de classes no vb.net... minha dúvida não é como
montar as classes e sim referênte aos atributos delas.... Eu precisava montar
classes de "PEDIDO DE VENDA" e "ITENS DO PEDIDO"

PEDIDO DE VENDA deve possuir um atributo 'id' e um 'valor do pedido' (por
exemplo)

ITENS DO PEDIDO deve possuir um atributo 'produto' e possuir uma ligação com
um pedido.
Como faço essa ligação do Itens do Pedido com o Pedido de Venda???????

Abraços
Marcomídia
2006-04-15 15:53:02 UTC
Olá Rodrigo,

Existem algumas soluções para sua pergunta, vc pode por exemplo montar uma
storedprocedure, uma view ou até mesmo um select com join que traga as
informações das duas tabelas já relacionadas, e em cima destas informacoes,
montar uma classe com todas as propriedades conforme o select.

Já pensando em Orientação a Objetos, o ideal, seria montar classes distintas
para cada uma de suas tabelas, e fazer o relacionamento em forma de
AGREGAMENTO, ou seja, a classe pai iria ter uma propriedade do tipo da classe
filha, onde através desta vc conseguiria obter todas as informacoes conforme
o id passado.

Feito isto vc acessaria da seguinte forma:

objClassePai.objClasseFilha.MetodoClasseFilha(ParametroMetodoClasseFilha)

Espero ter ajudado.

Att,
--
Marco Antonio Correa Alves
Se a resposta foi útil ou respondeu sua dúvida, por favor, marque-a como tal.
Abraços
Rodrigo
2006-04-15 20:12:01 UTC
Oi Marcomídia,

Eu entendi... fiz assim e funcionou...
Desculpe minha "ignorância", mas sou novo nisso...

Criei da forma que você disse mesmo, instanciei a classe "filha" como um
atributo da classe "pai"... e funciona...

essa é a melhor forma mesmo!?
é que por ser novo nisso, tenho medo de fazer todo o projeto de uma forma,
achando q está certo e depois descobrir q não está...

Valeu!!
Abraços
Marcomídia
2006-04-17 14:05:01 UTC
Olá Rodrigo,

É complicado dizer que tal forma é certa ou tal forma está errada, afinal,
depende muito do Designer Partner que vc está seguindo, o que aconselho é que
vc siga algum deles, seja ele qual for, isto é como religião, cada um segue
aquele que acha mais conveniente, porém, para cada sistema, eu acredito que
exista um ou outro que caiba melhor, sistemas maiores tem definições e
padrões mais extensos, mais dividos, para que facilite na hora de uma
manutenção e na divisão do projeto em si, já projetos menores, não exigem
tantas divisões, 2, 3 camadas costumam ser mais que o suficiente, mais que
isto, vc acaba complicando aquilo que é simples.

Portanto, leia sobre Designer Partner, aconselho que procure sobre MVC, é um
padrão muito adotado no Java, ótimo para sistemas de médio porte, podendo ser
utilizado agregado a outros padrões, suprindo necessidades maiores como
sistemas de grande porte.

Rodrigo, lembre-se: "Se a resposta foi útil ou respondeu sua dúvida, por
favor, marque-a como tal.
"

Abraços,
Abraços
Antonio Carlos Zegunis Filho

Abraços
Danilo Alvarenga
2006-04-18 23:23:02 UTC
Rodrigo,

Ainda sobre o tema de Padrões e Melhores Práticas, recomendo os seguintes
livros:

Utilizando UML e Padrões
http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=168114
Excelente didática. Você terá a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento
de um aplicativo do início ao fim. Aprenderá sobre UP (Processo Unificado) ,
UML e, de quebra, padrões fundamentais para desenvolvimento O.O. (GRASP e
Gangue dos 4).

Padrões de Arquitetura de Aplicações Corporativas
http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=170275
Esse é para leitura posterior (depois que você estiver bem familiarizado com
os conceitos de O.O.). Eu não conhecia essa versão em português, portanto,
não tenho como te dizer se está bem traduzido ou não. O original é excelente!

Refatoração - Aperfeiçoando o projeto de código existente
http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=168577
Depois que você estiver escrevendo O.O. com os "pés nas costas", recomendo
esta leitura. Tem dicas preciosas para escrever um bom código.

Espero ter ajudado...
Abraços.

Danilo Alvarenga - MCP
Abraços
karina
2006-05-13 20:59:06 UTC
Post by Rodrigo
Ola,
[...]
nao sei
PEDIDO DE VENDA deve possuir um atributo 'id' e um 'valor do pedido' (por
exemplo)
oque
ITENS DO PEDIDO deve possuir um atributo 'produto' e possuir uma ligação com
um pedido.
Como faço essa ligação do Itens do Pedido com o Pedido de Venda???????
coco
xixi
Abraços