Servidor de aplicações .Net!!!! Isso é possivel?
Andretux
2006-05-09 12:45:01 UTC
Olá pessoal, tudo bem?

Estou desenvolvendo um sistema em camadas, ou seja, tenho as Dlls de
apresentacao, as Dlls de acesso a dados, e as Dlls de negocio.

Sei que uma das vantagens deste tipo de desenvolvimento é a distribuiçao e
centralizaçaão dessas Dlls em um unico servidor (servidor de aplicacoes) e
deixar somente o Executavel nas maquinas clientes.

Gostaria de saber algumas coisas a respeito disso:

1) Isso é realmenteo possivel?

2) Isso é recomendável?

3) Qual o real custo/beneficio de implementar esta solução?

4) Se nao for a melhor solução, qual seria uma alternativa pra isso?

5) Qual seria o caminho das pedras pra eu começar no assunto?
(Documentacoes, treinamentos, etc)

Bom, deu pra perceber que sou iniciante no assunto Servidor de Aplicacoes,
mas ja tenho uma certa experiencia em desenvolvimento .Net(C#).

Muito obrigado pessoal

André

-- r
Thank you

André
Edson
2006-05-10 18:13:02 UTC
Olá André.

Vamos as suas as respostas

1) É possivel e é muito usado, eu mesmo uso no momento.
2) É recomendado, pois você divide a carga de processamento entre o cliente
e o servidor e ainda facilita em muito a manutenção nas regras de negócio.
3) Vai depender do que você tem em termos de maquina e rede. Voce pode fazer
projetos pilotos para testar a sua infraestrutura existente.
4) É a melhor solução e tem as utilizadas COM+ e/ou REMOTING
5) Procure artigos sobre "remoting" ou "COM+".

OBS: O remoting existe apenas para .NET não existe em VB6

Sucesso
André
David
2006-07-11 14:41:49 UTC
Ola Srs.,

Eu ja fiz .Net Remoting e COM+ com/sem remoting.

Conselho: Nao utilize nenhum.

O .Net remoting nao eh tao simples como parece e depende da criacao de
stubs/proxy. Um verdadeiro parto pra debugar e pegar erros.

O COM+ ja eh complicado pelo deploy (pacotes, registros, etc). Quando tentei
acessar o COM+ (antigo MTS) via rede criando o pacote de distribuicao
(application proxy) tive problemas serios para fazer um servidor Win2000
falar com um Win2003.

Aconselho colocar todas suas DLLs (parte de execucao) junto ao seu servidor
de web/windows ou criar web services (eh lento, sem transacao, mas simples
no deploy e pratico).

Caso esteja usando o VS2005 / .Net 2.0, parece que o MS WSS 3.0 eh uma boa
solucao para comunicacao de componentes (alias, muito parecido com o WCF).

Abs,

David
Ola Andre.
Vamos as suas as respostas
1) E possivel e e muito usado, eu mesmo uso no momento.
2) E recomendado, pois voce divide a carga de processamento entre o
cliente
e o servidor e ainda facilita em muito a manutencao nas regras de negocio.
3) Vai depender do que voce tem em termos de maquina e rede. Voce pode
fazer
projetos pilotos para testar a sua infraestrutura existente.
4) E a melhor solucao e tem as utilizadas COM+ e/ou REMOTING
5) Procure artigos sobre "remoting" ou "COM+".
OBS: O remoting existe apenas para .NET nao existe em VB6
Sucesso
Ola pessoal, tudo bem?
Estou desenvolvendo um sistema em camadas, ou seja, tenho as Dlls de
apresentacao, as Dlls de acesso a dados, e as Dlls de negocio.
Sei que uma das vantagens deste tipo de desenvolvimento e a distribuicao
centralizacaao dessas Dlls em um unico servidor (servidor de aplicacoes)
deixar somente o Executavel nas maquinas clientes.
1) Isso e realmenteo possivel?
2) Isso e recomendavel?
3) Qual o real custo/beneficio de implementar esta solucao?
4) Se nao for a melhor solucao, qual seria uma alternativa pra isso?
5) Qual seria o caminho das pedras pra eu comecar no assunto?
Andre
-- r
Thank you
Andre